17 de abril de 2009

COLEÇÃO DE 4 DVDS - SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

A presença da disciplina de sociologia no ensino médio no Brasil se caracteriza pela intermitência. Ora por motivos politicos, ora pela tentativa de integrá-la nos conteúdos de outras disciplinas. O que fica claro atualmente é que ela desempenha um papel educativo singular. E agora, com a obrigatoriedade da sua presença, apresenta-se um enorme desafio aos educadores em torno dos fundamentos, da forma e conteúdos a serem trabalhados. Essas e outras questões são agora tratadas nessa coleção.
DVD 1 - CONTEXTO E PRINCÍPIOS GERAIS
- Para que serve a Sociologia? - Ciência e senso comum - Uma breve história - Orientações Curriculares Nacionais (OCN´s) - Estranhamento - Desnaturalização - A leitura - A escrita.
DVD 2 - TEORIAS E CONCEITOS: FERRAMENTAS DO PENSAR SOCIOLÓGICO - Teorias, conceitos e temas - Origens sociais do conhecimento - Teorias e conceitos têm uma história - Pesquisa e o trabalho do pensamento - Trabalhando o tema “comunidade e sociedade” - Trabalhando o tema “ideologia” .
DVD 3 - TEMAS SOCIOLÓGICOS
- Transformando temas em temas sociológicos - A formação do professor .
DVD 4 - QUESTÕES PRÁTICAS
- Como fazer um programa de sociologia para o ensino médio - Formatos e dinâmicas de aula - Utilizando diferentes ferramentas - A leitura - Trabalhando com imagens - Aprender e ensinar a ver - A pesquisa como forma de ensino - A avaliação
AMAURY CESAR MORAES - Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atuação com ênfase em Sociologia do Conhecimento, principalmente nos temas: ensino de sociologia, cinema e educação. Participou da elaboração das Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio na disciplina de sociologia.
NELSON TOMAZI - Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em História pela Universidade Estadual de São Paulo, Doutor em História Social pela Universidade Federal do Paraná, Professor de Sociologia da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Federal do Paraná, na graduação e pós-graduação. Participou da elaboração das Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio na disciplina de sociologia. Autor de diversos livros entre os quais “Sociologia para o ensino médio”, 2007, editora Atual.

PARA AQUISIÇÃO DESTA COLEÇÃO ENVIAR UM E-MAIL SOLICITANDO PARA:

filosofianoensinomedio2009@hotmail.com