15 de janeiro de 2010

PRECIOUS

A adolescente afro-americana, obesa, analfabeta Clareece "Precious" Jones (Gabourey Sidibe) vive no Harlem com sua familia desajustada; engravidada duas vezes pelo pai e em uma relação destrutiva com a sua mãe (Mo'Nique). Precious recebe o convite para entrar em uma escola alternativa, onde ela tem esperança de poder mudar a direção de sua vida. Claireece Precious Jones. Não bastasse a violência sofrida em casa (surras, exploração e humilhação por parte da mãe; estupros, dois bebês e o vírus HIV contraído do pai), a garota ainda tem de encarar o preconceito dos colegas com sua aparência e um bloqueio em assimilar as lições passadas na escola.

Baseado no romance "Push", do escritor norte-americano Sapphire, "Precious" foi um dos grandes vencedores do Festival de Sundance, em janeiro. O longa do produtor e diretor Lee Daniels consegue ser ao mesmo tempo tenso e divertido. Se é que agressões verbais e físicas, por mais "merecidas" que eventualmente sejam, possam figurar exatamente como diversão.

O filme conta também com Mariah Carey que faz o papel de uma assistente social Mrs. Weiss, Paula Patton como a professora de Precious, Ms. Rain, e Lenny Kravitz como John, um enfermeiro.O fato é que, da primeira à última cena do longa - em que Mariah Carey aparece apenas em poucas (e boas) sequências como uma assistente social, e Kravitz como enfermeiro , é impossível não torcer por e simpatizar com Claireece Precious Jones.LEGENDADO EM PORTUGUÊS.

video